Inteligência digital para a proteção humana e com foco na segurança urbana. Este é um dos objetivos do sistema de monitoramento em São Sebastião, o COI (Centro de Operações Integradas). E para que as ações sejam cada vez mais integradas, um encontro pretende debater a segurança urbana e protocolos de atendimento á população.
Estarão presente setores que atuam no atendimento ás populações das cidades do Litoral Norte e Sul, além do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. O evento será nesta quarta-feira (16), a partir das 09h30, no Observatório Ambiental, na Rua da Praia.
Somente de São Sebastião foram confirmados representantes do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Ditraf (Divisão de Trafego), Defesa Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), Corpo de Bombeiros, do COI e da Polícia Militar.
Ainda na mesma semana, o município formaliza com o Estado um convenio para implantação do sistema Detecta. A parceria possibilitará maior controle dos veículos que entram e saem do município além de mais agilidade na prisão em flagrante de bandidos.
O sistema desenvolvido pelo Estado será integrado ao COI de São Sebastião, que é a primeira central de inteligencia do Litoral Norte. Instaladas e com manutenção frequente pela empresa Rizzo Net Tecnologia, são 46 câmeras, com giro de 360 graus, incluindo cinco equipamentos OCR que capturam e registram a passagem de veículos com restrições de circulação.
Segundo o Governo Paulista, o Detecta é o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da America Latina, que integra bancos de dados das policias paulista, como os registros de ocorrência, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.
Além disso, o COI está sob coordenação da Policia Militar de São Sebastião e tem se mostrado um importante instrumento de combate ao crime.
Em breve, em uma parceria com o município de Ilhabela, as câmeras de segurança da Dersa, na área de atuação do porto e travessia da balsa serão igualmente compartilhadas no sistema.
Fonte: http://www.radarlitoral.com.br/noticias/6966/seguranca-urbana-e-tema-de-encontro-em-sao-sebastiao-nesta-quarta