Em Holambra, videomonitoramento deve reforçar segurança na Explofora

Previsto para inaugurar na próxima quinta-feira em Holambra, o projeto de videomonitoramento deve reforçar a segurança da Expoflora este ano.Além das câmeras, outros equipamentos também fazem parte da infraestrutura como uma radio digital que permite a comunicação instantânea entre o policiamento da Região Metropolitana de Campinas e um software que recebe as informações das câmeras.

“O equipamento vai reforçar sim a segurança durante o evento. No entanto, o videomonitoramento também vai garantir que a cidade esteja mais segura”, garante a prefeitura.

Foram 21 câmeras instaladas em diversos pontos estratégicos da cidade.O equipamento permite fotografar as placas dos veículos que entrarem no município. Para o caso de algum tipo de roubo, o policiamento da região é acionado por meio do radio digital. Durante a Expoflora, os organizadores estimam que pelo menos 300 mil pessoas devem passar pelo evento.

Entrega com atrasos

Inicialmente, o projeto estava previsto para julho passado e foi adiado para agosto. No entanto, segundo a diretora Executiva da Agencia Metropolitana de Campinas Agemcamp Ester Viana diversas exigências imposta pelo departamento regional inviabilizaram a agilidade no funcionamento das câmeras não só em Holambra, mas nos demais município que também receberam o projeto.

Toda a infraestrutura custou aos cofres da Agemcamp cerca de $1,2 milhões. Desse valor, $700 mil foram destinados é equipamentos de instalação de câmeras de monitoramento, $200 mil para que a cidade tivesse radio digital.

Novos equipamentos

O comandante da Guarda Municipal, Antonio Giron explica que, para complemento do sistema implantado em Holambra, o projeto de radares detecta está sendo discutido como um dos próximos investimentos do município “Essa iniciativa do Governo do Estado pretende integrar todas as cidades da RCM e queremos que Holambra integre o projeto mais rápido o possível”, explica.

O detecta é o principal instrumento de inteligencia utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo na solução de crimes. O convenio que visa a integração das câmeras foi anunciado nesta ultima semana pelo secretario da Segurança Publica do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, em reunião que retoma as ações do Gamesp.

Com a integração dos sistemas, as prefeituras terão acesso a algumas informações do Detecta e a Policia Militar poderá utilizar as informações dos radares e do sistema de videomonitoramento para rastrear veículos furtados ou roubados entre as acoes de inteligencia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais