Previsto para inaugurar na próxima quinta-feira em Holambra, o projeto de videomonitoramento deve reforçar a segurança da Expoflora este ano.Além das câmeras, outros equipamentos também fazem parte da infraestrutura como uma radio digital que permite a comunicação instantânea entre o policiamento da Região Metropolitana de Campinas e um software que recebe as informações das câmeras.
“O equipamento vai reforçar sim a segurança durante o evento. No entanto, o videomonitoramento também vai garantir que a cidade esteja mais segura”, garante a prefeitura.
Foram 21 câmeras instaladas em diversos pontos estratégicos da cidade.O equipamento permite fotografar as placas dos veículos que entrarem no município. Para o caso de algum tipo de roubo, o policiamento da região é acionado por meio do radio digital. Durante a Expoflora, os organizadores estimam que pelo menos 300 mil pessoas devem passar pelo evento.
Entrega com atrasos
Inicialmente, o projeto estava previsto para julho passado e foi adiado para agosto. No entanto, segundo a diretora Executiva da Agencia Metropolitana de Campinas Agemcamp Ester Viana diversas exigências imposta pelo departamento regional inviabilizaram a agilidade no funcionamento das câmeras não só em Holambra, mas nos demais município que também receberam o projeto.
Toda a infraestrutura custou aos cofres da Agemcamp cerca de $1,2 milhões. Desse valor, $700 mil foram destinados é equipamentos de instalação de câmeras de monitoramento, $200 mil para que a cidade tivesse radio digital.
Novos equipamentos
O comandante da Guarda Municipal, Antonio Giron explica que, para complemento do sistema implantado em Holambra, o projeto de radares detecta está sendo discutido como um dos próximos investimentos do município “Essa iniciativa do Governo do Estado pretende integrar todas as cidades da RCM e queremos que Holambra integre o projeto mais rápido o possível”, explica.
O detecta é o principal instrumento de inteligencia utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo na solução de crimes. O convenio que visa a integração das câmeras foi anunciado nesta ultima semana pelo secretario da Segurança Publica do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho, em reunião que retoma as ações do Gamesp.
Com a integração dos sistemas, as prefeituras terão acesso a algumas informações do Detecta e a Policia Militar poderá utilizar as informações dos radares e do sistema de videomonitoramento para rastrear veículos furtados ou roubados entre as acoes de inteligencia.