Os motoristas que utilizam a Zona Azul, o estacionamento rotativo na área comercial de Sumaré, poderão efetuar o pagamento de cinco formas diferentes. Neste mês entrou em vigor o pagamento com cartão próprio do sistema, que pode ser comprado a $1,00 nos estabelecimentos comerciais credenciados ou com os agentes que monitoram o sistema, para adicionar créditos que permitem parar no espaço delimitado. Segundo a Rizzo Parking, empresa responsável pelo serviço, esse é o primeiro sistema de Zona Azul 100{8a93aa2739b2d6294781b3ca5cd6d3d397e18393ee54c9ff019a6bde87f1e718} digital da região de Campinas.
Hoje é possível pagar com dinheiro, com o cartão próprio da empresa concessionaria e com o cartão bancário de débito. Nos próximos meses o usuário poderá pagar com cartão de credito e ate mesmo por aplicativos no celular.
As informações são de um a dos diretores da Rizzo Parking S/A, Roberto Rizzo. Segundo o diretor, as formas de pagamento estão sendo implantadas aos poucos para não confundir o usuário. O novo sistema de estabelecimento rotativo começou operar em Novembro do ano passado.
Segundo Rizzo, inicialmente os monitores ensinaram os usuários a digitarem a placa do carro no parquímetro e a efetuar o pagamento em moedas pelo sistema. Nesse meio tempo, a empresa cadastrou 50 estabelecimentos comerciais que vendem os tíquetes de estacionamento.
Neste mês, a empresa começou a comercializar os cartões próprios para creditar os valores desejados para estacionar no trecho demarcado. O cartão da Zona Azul pode ser comprado no comercio ou com os agentes da empresa que monitoram o sistema.
Em Junho, os usuários vão poder pagar com o cartão de credito e, em Julho poderá pegar através de aplicativo baixado no celular, informou Rizzo. Ainda segundo o empresario, tudo foi muito planejado para executar o cronograma com qualidade. Para que o sistema aceitasse cartão bancário firmou parceria com os bancos, para dar segurança ao motorista que vai digitar sua senha.
Atualmente, o motorista paga $1,00 por hora estacionada e pode ficar no máximo duas horas em cada vaga. Vencido esse prazo tem que mudar de local. Rizzo destaca que este é o primeiro sistema 100{8a93aa2739b2d6294781b3ca5cd6d3d397e18393ee54c9ff019a6bde87f1e718} digital na região de Campinas, porque permite o monitoramento online de todo o sistema.
“A central de operações da prefeitura acompanha em tempo real o pagamento, as placas dos veículos estacionados e a arrecadação, o que otimiza a fiscalização”, informou Rizzo.
Multas começam a ser aplicadas a ser na Segunda-Feira.
A partir de Segunda-Feira, os motoristas que estacionarem na Zona Azul de Sumaré e não comprarem os bilhetes de estacionamentos serão multados e receberão cinco pontos na CNH(Carteira Nacional de Habilitação). A informação é do diretor da Rizzo. A multa será emitida pela própria Secretaria de Mobilidade Urbana, sem necessidade da presença de agentes de transito na área.
Segundo Rizzo, isso é possível porque todo p sistema é digital. Quando o motorista não compra o bilhete e extrapola o prazo de tolerância de dez minutos um dos 15 monitores da Zona Azul digita a placa do carro do infrator. Os dados são transmitidos online, a central de operações na prefeitura.
“Não precisa ter agente na rua. Tudo isso é homologado pelo Denatram” Informou Rizzo. De Novembro até Abril os monitores orientaram os motoristas sobre a utilização do parquímetro e sobre a fiscalização. A partir de agora, os motoristas infratores serão atuados.