Entrará em funcionamento em Sumaré nos próximos dias o novo Sistema de Zona Azul Inteligente. A informação foi confirmada durante a reunião entre representante da Rizzo (empresa permissionária do serviço na cidade), da Prefeitura e empresários na manhã desse dia 8 de julho, no auditório da ACIAS.
A ideia é oferecer mais eficiência, segurança e conveniência sustentável, a partir do Parquímetro digital com tecnologia de ponta e sensor de vagas na Avenida 7 de Setembro, principal via comercial sumareense.
O serviço de Zona Azul será digital em todo o município, a exemplo de outras cidades já está em pleno funcionamento e com eficácia nos resultados. Por enquanto, começará pela região central, por conta do custo alto: em torno de 3 milhões, segundo informou o diretor da Rizzo, Roberto Rizzo.” Fizemos parceria com o CPqD-maior centro de pesquisa da América Latina que é responsável pelo software que usaremos no novo sistema de Zona Azul de Sumaré.A ideia é justamente trabalhar em dois pilares-cobrança inteligente e a fiscalização em tempo real, em que após duas notificações, e com três fotos o monitor encaminha para o setor de trânsito, que se encarrega de colocar no sistema (do Detran)” explicou Roberto Rizzo.
Em funcionamento, o método digital permitirá que o usuário escolha a forma de comprar o crédito/bilhete: POS, portal Web na loja, portal Web em casa e aplicativo em dispositivo móveis- em que receberá um código PIN com saldo e pode ativar o uso imediatamente. O importante é que esse código não é necessariamente individual, ou seja, a família toda pode usá-lo e o sistema identifica o usuário.” Basta escolher o canal de ativação, comunicar a placa que a ativação é registrada em extrato da conta”, garantiu o Desenvolvedor de Tecnologia de Ponta doCPqD, Valderes Fernandes Pinheiro “É a transparência no sistema online, onde tudo pode ser acompanhado em tempo real” diz.
O serviço de Zona Azul foi implantado em Sumaré justamente para estabelecer o funcionamento de estacionamento rotativo-organizando o espaço e tempo do uso em vias públicas. Facilita o planejamento urbano e garante a rotatividade no uso de vagas, e no caso do novo sistema de estacionamento rotativo, registra tudo em tempo real: do trabalho dos monitores nas ruas, vendas de tíquetes nos parquímetros bem como a forma de pagamento, emissão de extrato para os usuários que adquirem pela internet e a permanência do veículo estacionado em vias públicas.
O Serviço Inteligente de Zona Azul começará a funcionar assim que receber o aval do departamento jurídico da Prefeitura, que está analisando os transmites legais, entre eles, o tempo que será destinado ao condutor estacionado irregularmente, para que a foto seja encaminhada ao setor responsável pela multa.